Canon EOS M5 preview Canons EOS M5 é uma câmera sem espelho de gama média, destinada a entusiastas e com um sensor APSC de 24 Megapixels com Dual Pixel CMOS AF, um visor eletrônico embutido e um touchscreen inclinável. Anunciado em setembro de 2016, é a quinta câmera de lente intercambiável sem espelho da Canon desde a EOS M original lançou o sistema há pouco mais de quatro anos. Tendo-se concentrado em modelos de nível de entrada até agora, a EOS M5 torna-se Canons primeira tentativa de um espelho sem fim superior e indica que a empresa está finalmente levando a categoria a sério. Esqueça a numeração não-seqüencial do modelo até agora: a EOS M5 é a câmera mais séria para câmera até a data. O mais obvio é o primeiro EOS M com um visor eletrônico incorporado, um OLED de 2,36 milhões de pontos que, apesar de uma ampliação razoavelmente modesta, oferece uma imagem nítida com uma renovação suave de 120 fps. Isto é complementado por uma grande tela de 3.2in que se inclina até 90 graus ou para baixo por 180 graus para enfrentar o assunto para selfies ou peças para câmera (embora handheld como inclinando a tela para baixo irá bloquear a montagem do tripé). Como um modelo mais sofisticado, o EOS M5 também é equipado com mostradores de controle duplos, um mostrador de compensação de exposição dedicado e construção sólida, embora não esticando para a prova oficial de intempéries. No interior, a EOS M5 emprega um sensor de 24 Megapixels - a mesma resolução que o anterior EOS M3, mas mais importante torna-se Canons primeira câmera sem espelho para recurso Dual Pixel CMOS AF, que permite até 80 da área do sensor para dobrar-se como fase - Detectar pontos AF, apoiando AF contínuo e confiável contínuo para fotos e filmes. Itll disparar até 31 JPEGs com AF contínuo em 7fps e filme 1080 filmes até 60p (infelizmente não 4k embora). Estas especificações soam de forma semelhante ao sensor EOS 80Ds, embora a Canon assegurasse que era um novo design. O M5 no entanto emparelha o sensor com o mais recente processador DIGIC 7 e oferece cinco eixos eletrônicos (não sensor shift) estabilização. Finalmente, a EOS M5 inclui Wi-Fi, mas em um primeiro para Canon, complementa-lo com Bluetooth que pode manter uma constante baixa conexão de energia com o seu telefone. O Bluetooth é usado para iniciar uma conexão Wi-Fi sem ter que tocar na câmera e também pode ser usado com um novo aplicativo para oferecer uma liberação de obturador remota simples, mas mais responsiva. PS - Espere o EOS M5 no final de novembro a um preço de corpo de 979 USD 1049 GBP ou em um kit com a nova objectiva EF-M 18-150 mm f3.5-6.3 IS STM para 1479 USD 1399 GBP. Eu tive a chance de experimentar a EOS M5 em um evento de pré-estréia, então continue lendo para as minhas primeiras impressões Canon EOS M5 primeiras impressões A EOS M5 é a câmera mais poderosa espelho até hoje e prova que a empresa está finalmente levando a categoria a sério. As quatro câmeras EOS M anteriores foram todas destinadas a fotógrafos de nível de entrada, mas a M5 é a primeira que realmente atrairá os entusiastas. Isto é graças à presença de duas características principais que discutivelmente deveriam estar disponíveis na gama muito mais cedo. O primeiro é um visor embutido, surpreendentemente a primeira vez que a Canon montou um para um corpo EOS M sem espelho. É uma alta qualidade de 2,36 milhões de pontos OLED com uma rápida taxa de atualização e enquanto a ampliação da imagem é bastante pequena em comparação com outras câmeras de sua classe, ele ainda transforma a experiência de fotografar sobre a utilização de uma tela sozinho. A segunda característica que faz a sua estreia em um EOS M é Dual Pixel CMOS AF, Canons tecnologia fantástica sensor que permite que 80 da área de superfície a ser reafectado para autofocus fase-detectar, permitindo suave e confiante focagem contínua para alambiques e filmes. Isso funciona de forma absurda com um touch-screen, permitindo que você toque para reposicionar áreas AF individuais ou puxar o foco durante os filmes. O sensor em si tem 24 Megapixels e suporta vídeo de 1080p até 60p e uma velocidade de disparo superior de 7fps com AF contínuo ou 9fps com foco fixo eu era incapaz de avaliar a defasagem do visor e blackout, mas irá relatar uma vez eu tive um olhar mais longo . Em termos de especificações, o sensor M5 soa muito semelhante ao EOS 80D, embora Canon garantiu-me que era novo, mas não conseguia confirmar de que forma. Talvez as micro-lentes sejam melhor otimizadas para a distância de flange mais curta das lentes nativas não espelhadas. Cânones também citando estabilização de cinco eixos embutida para filmes, mas antes que você obtenha suas esperanças muito alto, este não é um sistema de mudança de sensor físico como Olympus, Panasonic ou Sony. Em vez disso, o M5 implementa isso digitalmente com uma colheita. Ele também funciona em níveis de luz até -1 EV com uma lente f2 - média, mas não tão baixa quanto alguns rivais. Quando a Canon introduziu pela primeira vez o Dual Pixel CMOS AF na EOS 70D, eu disse que era uma adição muito agradável para uma DSLR, mas que poderia transformar sua gama de espelhos em líderes da indústria. Bem, o seu sido um longo tempo chegando, mas finalmente EOS M5 ganha a tecnologia e de uma só vez swoop possui um dos melhores sistemas de AF de qualquer câmera sem espelho. Mas os rivais não pararam e o Sonys A6300 apresenta um spread semelhante de cobertura de AF de detecção de fase (embora incorporado em vez de comutável), enquanto os mais recentes fabricantes de Fujifilm, Panasonic e Olympus desfrutam de benefícios convincentes da AF. Movendo-se sobre, um recurso genuinamente novo na EOS M5 é a presença de Bluetooth, além de Wifi. Tal como a tecnologia Nikon SnapBridge, esta mantém uma ligação constante de baixa potência com o seu telefone, mas ao contrário da Nikon, a Canon não a utiliza para transferir dados de imagem reais - o Bluetooth é mais utilizado no M5 para facilitar a ligação inicial de negociação Wi-Fi. Assim, agora você pode copiar imagens da câmera para o seu telefone usando o aplicativo sem realmente tocar a câmera em si (ainda poderia estar em sua bolsa), mas a transferência ainda explora a velocidade do Wifi. Enquanto o aplicativo Canon ainda permite que você controle totalmente a câmera através de Wifi, um novo aplicativo adicional explora a resposta mais rápida do Bluetooth para fornecer uma liberação de obturador remoto simples - grande quando atirando vida selvagem ou outros assuntos que precisam de resposta mais rápida. No momento da escrita, porém, eu era incapaz de confirmar se o app Camera Connect padrão seria capaz de gravar um log de localização usando o GPS de seus telefones, como este recurso é irritantemente desativado para outras câmeras EOS. Os entusiastas também apreciarão os controles físicos da EOS M5, que incluem quatro botões personalizados, dois mostradores e um terceiro dedicado à compensação de exposição. O polegar dial também pode ser configurado para fornecer duas funções diferentes, comutado por um botão no meio - um pouco como o controle de switch Olympus 2x2. A tela é um painel sensível ao toque de 3,2 polegadas de tamanho generoso, herdado do 5D Mark IV e inclina-se 90 graus para cima para disparar na cintura ou até 180 graus para baixo para ângulos altos ou para enfrentar o assunto. A decisão de inclinar-se para 180 graus em vez de para cima foi ditada pela presença de uma bússola central do visor, e uma tela com dobradiça lateral descartada na espessura. Assim, enquanto você não estará pescando a tela em sua direção quando montado em um tripé (infelizmente também descartando-vlogging), ele permanece adequado para uso portátil. Como uma nota lateral, continuo a me surpreender como nenhuma câmera sem espelho até à data apresenta a combinação de um sistema de AF de detecção de fase e uma tela que pode encaminhar o ângulo para frente quando montado em um tripé - os requisitos críticos para fácil vlogging. Devo notar Canon permite que você use o touch-screen para mover a área de AF enquanto compondo com o visor. Você também pode configurar o tamanho da área da tela ativa, por isso deve ser possível evitar ajustes de nariz inadvertidos. A EOS M5 é lançada ao lado de uma nova lente EF-M nativa, a EF-M 18-150mm f3.5-6.3 IS STM, oferecendo uma faixa de 8.3x com quatro stops de estabilização óptica. Isso leva o número total de lentes EF-M nativas a sete, que continua a ser muito menor do que outros sistemas sem espelho. Claro que a Canon irá dizer-lhe que a EOS M5 também pode usar qualquer um do enorme catálogo de objectivas EF através da EF EF-M adaptador que em algumas regiões pode mesmo ser empacotado com o M5. Graças ao sensor Dual Pixel CMOS AF, o M5 também fará um trabalho justo em focar lentes EF também com uma experiência semelhante ao 80D no Live View. Mas enquanto o acesso ao catálogo EF existente com autofocus respeitável soa como a característica assassina do M5, não se esqueça isso também é algo que é possível com a Sony A6300 quando equipado com o Metabones Smart Adapter IV, e não se esqueça, a Sony tem um consideravelmente Um catálogo mais amplo de lentes nativas também. Na verdade, eu diria que a Sony A6300 é a maior competição para a EOS M5 se você estiver depois de um APSC 24 Megapixels espelho com confiante auto-foco de fase de detecção. Ambos os corpos custam aproximadamente o mesmo também, mas há um número de diferenças chaves a pesar-acima. Em seu favor, a EOS M5 tem Bluetooth para negociação Wifi mais fácil, e uma tela que é maior, sensível ao toque e capaz de ângulo para frente para enfrentar o assunto, mas na favor A6300s são vedação meteorológica, tiro contínuo mais rápido, , Carregamento USB, vídeo 1080 até 120p e vídeo 4k até 30p. Dependendo do blackout e do lag do viewfinder, o A6300 pode também terminar acima de ser mais prático para a ação seguinte. Veja a minha Sony A6300 revisão para obter mais detalhes. Não estou surpreso ao encontrar o M5 faltando 4k vídeo, mas já torna bastante antiquado contra rivais. Sony tem no A6300, Fujifilm tem no XT2 e Panasonic tem em quase tudo, incluindo vários organismos a um preço mais baixo. Se você não precisa de 4k, o M5 continua sendo uma proposta atraente, especialmente com o seu Dual Pixel CMOS AF, touchscreen de inclinação, visor OLED e Wi-Fi Bluetooth. Estou ansioso para colocá-lo através de seus passos em breve Se você encontrou este relatório útil, por favor, me apoiar, fazendo compras abaixo Olympus OM-D E-M5 revisão À direita do obturador é um dos dois botões de função programável, Fn2 e por trás disso Um botão de gravação de filme dedicado que também pode ser programado para funções alternativas. Na parte superior da corcunda, theres um hotshoe padrão e na parte de trás dele é uma tampa plástica que puxa fora para revelar a porta acessória proprietária do acessório de Olympus AP2. Isto é algo de uma surpresa como sua função principal é acomodar o acessório EVF. E ele vai realmente funcionar com os acessórios Olympus EVF, embora, além de ser capaz de virar para cima o EVF acessório em uma posição vertical de 90 graus, não há muita vantagem para isso. Mais útil o flash add-on é controlado através da porta e você pode plug em outros acessórios que incluem um mic externo, a luz macro do braço eo transmissor de Bluetooth de PP-1 de PENPAL. Apenas para confirmar, a corcunda não contém um flash pop-up. Em vez disso, o E-M5 é fornecido com uma pequena unidade de flash que se encaixa na parte superior e pode ser usada nos modos Automático, manual, Red-eye, Sincronização lenta, 2ª cortina e preenchimento. Ele tem um número guia de 10 a 200 ISO, o que o torna um pouco mais poderoso que o NEX-7s construído em flash, e tem uma velocidade de sincronização mais rápida de 1250º. Embora seja um acessório acessível para preenchimentos básicos, posso ver muitas pessoas optando por montar uma unidade de flash externo ou usar o flash acessório para acionar sem fio uma unidade externa compatível. Os controles do painel traseiro custam em duas seções. Na borda traseira da placa superior, convenientemente posicionada para a operação do polegar, estão o outro botão de função - Fn1 e um botão de reprodução. Em seguida, à direita da tela há um controlador de quatro vias com um botão OK central, menu, informações e botões de apagar. Finalmente na parte inferior está a alavanca de duas posições onoff. Uma outra característica no painel traseiro que é digno de nota é o polegar-descanso, uma protrusão em forma de L pronunciada que parece um pouco estranho, mas faz exatamente o que é suposto. Uma tampa de plástico macio encastrada corre o comprimento do lado esquerdo do corpo e abaixo são uma porta USB AV e uma mini porta HDMI. No outro lado está a porta para o compartimento de cartão - separado do compartimento de bateria na base. Para abrir a tampa da porta, primeiro deve sair da tela, enquanto a porta do compartimento do cartão desliza um pouco e abre. A porta do compartimento da bateria é igualmente muito segura, desta vez com uma alavanca de travamento embutida e a razão para toda essa segurança é que o corpo OM-D E-M5 está totalmente à prova de intempéries e de poeira, assim como a lente do kit eo acessório de flash. Na verdade, isso o torna o primeiro corpo Micro Four Thirds a praticar qualquer tipo de vedação ambiental e representa um avanço muito bem-vindo no mercado semi-profissional. Durante meus testes iniciais eu não empurrar as capacidades de vedação, então não posso dizer exatamente o que vai ou não vai lidar com, mas como meus testes estão em curso eu planejo relatar de volta com minhas experiências e as dos outros a este respeito. O compartimento da bateria está suficientemente afastado do casquilho do tripé para poder abri-lo com a câmera em um tripé ou com uma placa de liberação rápida instalada. A bateria OM-D E-M5s BLN-1 Lithium-Ion é boa para cerca de 330 imagens em uma carga completa ea câmera é compatível com cartões SD, SDHC, SDXC e UHS-1. Para muitos, as proporções diminutas do OM-D E-M5 será uma das suas maiores atrações, mas se você encontrar os controles um pouco fiddly o HLD-6 Power Battery Holder poderia fornecer a resposta, bem como dobrar a vida operacional de a câmera. Ele vem em duas partes, uma aderência mais profunda mais profunda com seu próprio obturador e sub-dial, eo suporte de bateria que tem duplicado principal e sub-dials. O suporte da bateria também tem um disparador localizado para facilitar a operação quando a câmera está em orientação vertical e dois botões de função programáveis adicionais, B-Fn1 e B-Fn2. Ambas as unidades aparafusam a base da câmera depois de remover primeiro uma capa macia que protege os contatos. Adicionando o aperto dianteiro desloca o arbusto do tripé de modo que o seu diretamente sob a lente, e para mim fez a câmera imediatamente se sentir muito mais seguro em minhas mãos, enquanto apenas ligeiramente aumentar o seu tamanho global. Adicionando o titular da bateria principal, obviamente, faz todo o pacote muito laregr, enquanto também deslocando a linha do tripé ainda mais para a direita, mas ainda é bastante central e eu não encontrei qualquer estabilidade ou outros problemas com ambos os acessórios montados ea câmera montada em um tripé . No geral, eu apreciei a capacidade de ir para o retrato completo da bateria ou um menor aperto mais simples para o aperto principal sozinho. Esta solução de duas partes funciona bem. Você não precisa remover a câmera de um tripé para substituir a bateria na alça de retrato como a porta está no lado do suporte, mas para substituir a bateria no corpo da câmera, você precisa remover ambos os add-ons (você pode Faça isso juntos como uma unidade). A ordem em que as baterias são usadas pode ser definido a partir do menu para que você possa efetivamente usar a bateria do corpo como um backup. Visor eletrônico e tela O visor eletrônico OM-D E-M5s (EVF) fornece uma visualização de 100 por cento 4: 3 com uma resolução de 1,44 milhões de pixels (800 x 600 pixels) e uma ampliação citada de 1,15, Estas são as mesmas especificações que o visor de acessórios VF2 para os modelos PEN (eo E-M5 se você estiver tão inclinado). O OM-D E-M5s visor não é tão grande quanto o Lumix G3s que coincide em termos de resolução, mas a imagem parece mais estável, mesmo no modo padrão que atualiza em 60Hz. Você também pode definir uma taxa de quadros maior que dobra isso para 120Hz. O NEX-7s EVF continua a ser a única contra a qual todos os outros são julgados, no entanto, e seu visor possui uma maior resolução de 2,4 milhões de pixels, bem como ser maior. Comparado com um visor óptico em uma DSLR de orçamento de quadro recortado como a Nikon D3200, o visor E-M5s parece maior, mas uma coisa que nenhum desses EVFs pode igualar é o brilho ea resposta direta de um visor óptico que fornece uma visão mais real de A cena na frente de você, mediada apenas por vidro e espelhos. Comparações de lado, em uso o visor OM-D E-M5s se sente rápido e responsivo e, embora sempre haverá aqueles para quem um EVF, não importa o quão bom, é o segundo melhor, na maioria das situações eu achei mais do que suficiente. E há algumas coisas que um visor Eletrônico pode fazer melhor do que um óptico, como sobreposições de informações e visualizações de efeitos - Falarei sobre isso com mais detalhes na seção de manipulação. Quando o sensor de proximidade da ocular detecta seu olho, o EVF ativa ea tela OLED desliga. No modo padrão, a tela exibe informações, mas pode naturalmente ser usada para compor pressionando o botão ao lado do visor. Para o OM-D E-M5 Olympus tem preso com o excelente 3 polegadas 610k pixel toque OLED tela usada no EP-3 e tem as mesmas proporções de 3: 2, o que significa que há estreitas barras pretas para baixo em ambos os lados quando em vista ao vivo modo. A tela flips para fora em uma dobradiça cantilevered e pode ser inclinada acima em uma posição quase vertical e para baixo a 50 graus. A Olympus conseguiu integrar o ecrã táctil no PEN E-P3 de forma a complementar os controlos físicos e proporciona funcionalidade extra verdadeiramente útil e isso também é verdade para o OM-D E-M5. Com o visor do Painel de Controle Super, basta tocar na configuração que deseja alterar e no modo de exibição ao vivo toque para focar é rápido e seguro. No entanto, vale a pena notar a tela no rival Lumix G3 é totalmente articulado e pode tanto flip-out e torção para enfrentar qualquer direção ao invés de bascular apenas verticalmente. Objectiva Olympus OM-D E-M5 e estabilização O OM-D E-M5 está disponível apenas como um corpo, em prata ou preto, ou como um kit com a objectiva M. Zuiko Digital ED 12-50mm f3.5-6.3 kit . Como o corpo, esta lente está disponível em duas cores e também esportes weather-sealing. A construção se sente resistente e profissional, apesar do corpo de plástico, com todos os componentes móveis internos. O sensor dos Quatro Terços resulta em uma redução de 2x no campo de visão, de modo que a faixa equivalente a 35mm de full-frame desta lente é de 24-100mm. As ligações entre o corpo da câmera ea lente são todas eletrônicas e a focagem é voar por fio, O anel de zoom é fisicamente accionado. Zoom esta lente é tudo menos convencional, embora, e Olympus incorporou algumas características muito engenhosas no anel de zoom. A primeira pista que esta lente é diferente é que, bem como girando da maneira convencional, o anel de zoom desloca para a frente e para trás em uma das três posições. Na posição mais traseira, o zoom funciona como um zoom manual convencional, você gira o anel ea lente amplia e diminui dependendo do grau de rotação. Encaixe o anel de zoom em frente um entalhe, no entanto, e agora você tem um zoom motorizado de duas velocidades perfeito para filmagem. Com a velocidade mais lenta, o motor de zoom é praticamente inaudível ea velocidade mais rápida emite um ruído silencioso. Para empurrar o anel de zoom para a posição final, você também deve pressionar o botão macro no lado do barril, que informa tudo o que você precisa saber sobre esta função. É pouco desajeitado pressionar o botão e deslocar o anel ao mesmo tempo e requer ambas as mãos, mas pelo menos não vai acontecer por acidente. Uma janela de indicador no canto superior direito do barril exibe o modo atual. No modo macro, o zoom é bloqueado numa posição fixa a 43 mm e produz uma imagem com aumento de 0,36 (0,72 equivalente a 35 mm). Quando você terminou com modo macro não há necessidade de pressionar o botão novamente, você pode apenas encaixar o anel de volta para uma das outras duas posições. A lente dos kits tem um outro botão acima do botão Macro e é rotulado como L-fn. Como qualquer outro botão no OM-D E-M5, isso pode ser programado e, para mim, usá-lo como um alternar AFMF parecia ser a opção mais lógica. A gama de 24-100mm equivalentes torna esta uma boa lente de kit de propósito geral com uma gama ligeiramente mais vasta do que as objectivas de kit de 14-42mm fornecidas com as gamas Olympus PEN e Panasonic Lumix G, embora seja bastante longa. Mas é claro que há muitas outras lentes na gama Micro Four Thirds para escolher se a lente do kit não o inspira - mais de 30 no momento da escrita, tornando-o de longe o mais compacto sistema compacto. Olympus OM-D E-M5 cobertura ampla 12-50mm a 12mm (equivalente a 24mm) 12-50mm a 50mm (equivalente a 100mm) A estabilização integrada OM-D E-M5s funciona com qualquer lente que você anexar, o que aumenta ainda mais a sua escolha , Porque você não tem que restringir a sua pesquisa para óptica estabilizada lentes. Não só isso, a estabilização OM-D E-M5s vai além da estabilização convencional de dois eixos encontrados na maioria das câmeras e lentes. A estabilização no corpo funciona deslocando o sensor da câmera para contrariar o movimento, geralmente no plano horizontal e vertical. Algumas câmeras permitem que você restrinja a estabilização a um único plano para que você possa panela para seguir objetos em movimento sem que a câmera tente corrigir o movimento no plano horizontal ou vertical. O sistema de estabilização no OM-D E-M5 adiciona mais três planos para a equação, bem como movimento horizontal e vertical que corrige para rolagem, passo e guinada movimentos de rotação. O estabilizador tem três modos. Modo 1 é o trabalho completo, estabilização de 5 eixos, Modos 2 e 3 são confinados a um único eixo horizontal e vertical para panorâmica, respectivamente, e você pode desativar a estabilização para quando a câmera é montada em um tripé. Enquanto a estabilização está ativa, você pode ouvi-lo zumbir silenciosamente em segundo plano. Olympus OM-D E-M5 com M. Zuiko Digital 12-50mm handheld 100 colheita, M. Zuiko Digital 12-50mm, 200 ISO 18o está fora. 100, M. Zuiko Digital 12-50mm, 200 ISO 18º modo 1. Então, quão eficaz é na prática Para testar a estabilização OM-D EM-5s Eu ampliei a lente para sua posição mais distante de 50mm (100mm equivalente) e levei Uma série de disparos no modo de prioridade do obturador primeiro com a estabilização desligada e, em seguida, com ela definida para o modo 5-axis configuração 1. Como você pode ver a partir das colheitas acima do estabilizado OM-D E-M5 pode ser mão segurada a velocidades de obturador até 18 a 100mm que é quase quatro paradas abaixo do que os fotógrafos um sobre a regra de polegada de comprimento focal sugere é possível, embora Sem estabilização consegui obter tiros constantes em 150º. Este é um bom resultado, mas dado o hype Olympus criou em torno de seu novo sistema de estabilização eu estava esperando para algo melhor. Possivelmente a estabilização de 5 eixos tem mais a oferecer em modos de filme. Modos de disparo Olympus OM-D E-M5 Além dos modos de disparo PASM, o selector de modo OM-D E-M5s tem posições para iAuto, Art (filtros), modos de cena (SCN) e modo de filme. Seu recurso de aprimoramento tonal não é tão extenso quanto as opções de DRO na Sony NEX-7, mas a Gradation, como a Olympus chama, é bastante eficaz para melhorar a sombra e realçar detalhes. A configuração de Gradação padrão é Normal, uma posição Auto avalia a cena e aplica os ajustes tonais apropriados para regiões diferentes, um pouco como o controle de Gama Dinâmica Inteligente da Lumix G3 ou pode definir a tecla Alta ou Baixa para assuntos brilhantes ou escuros, respectivamente. Outra forma de ajustar a curva tonal é usando o recurso de ajuste de sombra de realce. Este é o primeiro item no botão multifunções atribuído por padrão ao botão Fn2, sendo os outros o balanço de branco, a ampliação do foco ea relação de aspecto. Uma única pressão do botão Fn2 ativa a última opção usada e mantém-na pressionada enquanto gira um dos ciclos através das opções. HighlightShadow fornece um ajuste de estilo de curvas com dois pontos de controle nas posições de tom de quarto e três quartos, cada um dos quais pode ser ajustado para cima ou para baixo usando os dois mostradores. Desta forma, você pode criar rapidamente uma curva em S, por exemplo, para aumentar o contraste sem destacar o sopro e o preenchimento de sombras. O OM-D E-M5 oferece recursos de bracketing auto abrangente com bracketing disponíveis para exposição, balanço de branco, exposição de flash, sensibilidade ISO e até filtros Art. O bracketing de exposição dispara até 7 exposições - três de cada lado da exposição correta. A opção de 7 quadros pode ser definida para passo em incrementos de .3 ou .7EV. As opções de dois, três e cinco quadros adicionam um passo de 1EV, então em 5 ou 7 frame bracketing você pode capturar uma gama de 5EV que irá encantar os fanáticos de HDR. Depois de selecionar o número de quadro, o modo de bracketing depende do modo de disparo contínuo. Definido como fotograma único, é tirado um disparo com cada pressão do obturador, em modos de disparo sequencial, a sequência de parêntesis completo é filmada num disparo contínuo enquanto o obturador é mantido premido. Auto bracketing é um dos poucos recursos que você não pode acessar a partir do Painel de Controle Super ou atribuir a um botão que é um pouco de uma vergonha, embora não há nada para parar de configurá-lo como uma predefinição de disparo e atribuindo que a um dos programáveis Botões. O modo Auto Inteligente incorpora o modo de configuração assistida do Live guide para técnicas como saturação de cor, balanço de branco, borrão de fundo, borrão de movimento e compensação de exposição. A tela de toque faz isto muito mais manejável, basta tocar o identificador ancorado eo menu desliza para fora, toque em uma opção e os controles aparecem, então ajuste os controles deslizantes na tela. Mesmo assim, Im não tenho certeza que a adição de destaque e sombra sliders para os controles darkenbrighten é realmente algo que irá beneficiar os noviços. Curiosamente, porém, a Olympus não tomou a abordagem de alguns fabricantes e desligou tudo da barra de liberação do obturador no modo iAuto. Além do ecrã táctil, pode utilizar os botões e botões do E-M5s para controlar as definições do Live Guide e aceder ao menu para, por exemplo, definir o foco manual no modo iAuto. Assim, enquanto características novato-friendly arent provavelmente será um grande ponto de venda para o E-M5, o modo iAuto em combinação com Live Guide transformá-lo em um ponto eficaz e disparar que fotógrafos competentes também será útil em determinadas situações. Tônico Dramático II A Olympus foi pioneira no uso de filtros de arte da sua gama PEN e é bom ver que eles não foram incluídos apenas no OM-D E-M5, mas a gama foi expandida. Além de Pop Art, Foco Suave, Filme Granulado, Diorama Pin Hole e Tom Dramático, há agora Pale amp Light Color, Tom claro, Processo Cruz, Sépia suave e Key Line. A maioria dos filtros tem várias variantes e você também pode embelezá-los, adicionando pin-hole, borda branca e efeitos de quadro. Exemplos de alguns dos filtros Art, incluindo as novas adições são ilustrados acima. No modo de exposição manual, o OM-D E-M5 tem configurações de Lâmpada e Tempo para exposições longas até 30 minutos e tem um recurso inovador que você quase poderia ignorar, mas que será um grande negócio para atiradores noturnos e praticantes de exposição longa . Chamadas Live Time e Live Bulb, são configurações de exibição que atualizam a tela em intervalos regulares para mostrar o estado atual da imagem durante uma longa exposição. O intervalo de exibição pode ser ajustado em qualquer lugar entre 0,5 e 60 segundos com uma contagem de exibição máxima (o número total de peeks de visualização) sendo 24 a 200 ISO (a contagem de exibição diminui à medida que a sensibilidade ISO aumenta). Assim, para uma exposição de 24 segundo 200 ISO você poderia, por exemplo, obter uma atualização de visualização a cada segundo. Você também pode atualizar a tela tocando na tela ou pressionando até meio o disparador, embora isso possa ser desaconselhável devido ao risco de mover a câmera. Além de ser uma grande ajuda para obter exposições longas direito e e ter grande potencial criativo, para tiros de pintura de luz, por exemplo, assistindo a imagem desenvolver na tela é tão mágico quanto a experiência de assistir a impressões se desenvolvem na câmara escura. Apesar de eu não fazer muita fotografia de longa exposição, eu já sou um grande fã deste recurso e tinha um monte de diversão experimentá-lo. Observe que não há built-in intervalometria instalações no E-M5 para a captura de sequências timelapse, embora terceiros intervalo estão disponíveis, que podem trabalhar com ele, por exemplo, o TriggerTrap iPhone app com o CL-UC1 cabo. Modos de filme Olympus OM-D E-M5 O OM-D E-M5 pode filmar filmes em Full HD Resolução de 1920x1080p30 As taxas de quadros de 24 e 25p não estão disponíveis. O formato Full HD é oferecido em duas configurações de qualidade com taxas de bits médias de 20 e 17 Mbits. Em um afastamento do formato ACVCHD da série PEN, o OM-D E-M5 codifica vídeo usando o codec H.264 e salva arquivos em um wrapper QuickTime. mov. Nenhuma das vantagens disso é que os arquivos de filme estão na mesma pasta que as imagens estáticas e não escondidos em uma subpasta. Existem também dois modos 720p30 a 13 e 10 Mbps e, em seguida, duas outras opções que são codificadas usando o codec Motion JPEG de envelhecimento - 1280x720 e 640x480 ambos a 30fps. A gravação de filmes pode ser iniciada em qualquer um dos modos de disparo PASM pressionando o botão de gravação de filme dedicado no painel superior, mas você pode designar qualquer um dos botões programáveis OM-D E-M5s para fazer isso exceto para o botão L-Fn na as lentes. Quando a gravação é iniciada desta forma, a exposição ea sensibilidade ISO são definidas automaticamente. Mude para a posição Filme no dial de modo e você tem acesso aos modos de exposição PASM para filmagem, mas enquanto você pode ajustar a abertura ea velocidade do obturador antes de pressionar o botão de gravação, durante a gravação a exposição é fixa. Para todos estes modos, a sensibilidade ISO pode ser seleccionada, mas, tal como as outras definições de exposição, é fixada uma vez iniciada a gravação. Todos os filtros de arte E-M5 estão disponíveis no menu Visualização ao vivo no modo Filme, mas o processamento de efeitos pode diminuir consideravelmente a taxa de quadros. Em alguns casos, a reprodução lenta e jerky que os resultados podem realmente adicionar ao efeito, mas no modo Diorama inclinação-shift falso o som é desligado e reprodução mantida a 30fps para acelerar a ação. Você não pode controlar a reprodução da maneira que alguns compactais Canon permitem, e nem você pode selecionar a área de foco ou adaptá-lo para fotografia de retrato orientado, mas o E-M5 usa a área de AF para selecionar a imagem em foco Área em torno da qual é aplicado o esbatimento. São dois outros efeitos de filme que, ao contrário dos filtros Art, só podem ser aplicados a imagens de filme e não a fotos. Echo de tiro múltiplo e Um tiro de eco são realmente duas variações sobre o mesmo efeito que congela uma única moldura e mantém-lo em opacidade reduzida enquanto a ação continua. Pense em todos esses filmes que você viu onde alguém tem uma droga escorregou em sua bebida e você vê o seu ponto de vista como eles tropeçam na mobília e perder a consciência e você vai ter a idéia. Ele tem aplicações limitadas (a menos que você faça um monte desses tipos de filmes), mas, como praticamente tudo o resto no E-M5 pode ser desativado se você não quer ser incomodado com ele. Para filmagem, a estabilização do E-M5s tem apenas dois modos, ligado e desligado, independentemente da configuração do modo. A estabilização de filmes digitais utilizada nos modelos PEN, que sofreu com artefactos visíveis e ondulantes, foi abandonada eo E-M5 utiliza o mesmo sistema de deslocamento por sensor que para fotografias. Este sistema funciona muito bem com nenhum dos wobbling distracting que pode estragar a filmagem estabilizada disparada com o PENs. Combined with the motorised zoom option on the 12-50mm kit zoom it makes the OM-D E-M5 once of the most capable compact system video cameras. The E-M5s touch-screen is however de-activated during movie recording which means you cant use it to pull focus in the same way that you can with other touch-screen compact system cameras like the Sony NEX-5N and Panasonic Lumix G3 GX1. In a way, this is no surprise as its not a feature on the PEN EP-3, but it puts the EM-5 at a disadvantage compared with other touch-screen models. This is one of the few advantages that the cheaper Lumix G3 GX1 has over the EM5. The NEX-7 on the other hand outdoes the EM-5 with a best quality 1080p5060 best quality mode and the ability to adjust exposure and, though its a bit fiddly, the AF area during shoting. Touch focusing would have been an opportunity for the EM-5 to redress the balance, which makes its absence all the more disapointing. Any chance of a firmware update to enable the feature Olympus Youll make a lot of movie shooters very happy and draw potential buyers from Panasonic. You can take photos while recording video, though images are limited to the 16:9 aspect ratio and the video clip is split before and after the shot. The OM-D E-M5 has built-in stereo mics and although theres sadly no external mic socket you can attach an Olympus or other external mic with the optional SEMA-1 microphone adapter connected to the accessory port. You can also adjust recording levels to one of three positions and theres a 3-position wind-cut filter. Theres very little to criticise about the menu system on the OM-D E-M5, but the fact that neither of these options appears on the Live view menu in movie mode (though you can turn audio recording on and off from here) is a bit of an oversight. The maximum recording time in any mode is 29 minutes and Olympus recommends an SD card of speed class 6 or higher for recording video. This final clip shows the OM-D EM-5s continuous AF in action in low light. With contrast-detect AF systems, focus hunting - where the AF adjusts back and forth in order to determine whether the focus point is in front of or behind its current position - is inevitable. But its not as intrusive on the E-M5 as on some cameras. Generally the camera finds the subject without too much fuss and when it does go on the hunt, the back and forth isnt too obvious. The OM-D E-M5 takes a little over a second to be ready to shoot once the onoff switch is flicked. The position of the onoff switch, on the bottom right corner of the rear panel is a little awkward, but at least it wont be activated accidentally and its out of the way of the shooting controls. In terms of overall handling, Ive already talked a little about the compact size of the E-M5 but, unless youve got particularly large hands, this is unlikely to be an insurmountable issue as most of the controls can be adjusted using the dials andor the touch-screen. Even so, the playback and Fn1 buttons, positioned at the rear of the top plate are particularly fiddly. I also found some of the buttons quite spongey in use and less positive than other models. That said, the E-M5s size works much more in its favour than against and, as far its possible to produce a very compact body with accessible physical controls, Olympus has provided us with cake and given us the opportunity to scoff it. The one thing that I immediately found counter-intuitive was the main dial sub dial setup, in PASM modes used to control apertureshutter and exposure compensation respectively. In Aperture priority mode, for example, this puts the aperture on the main dial and exposure compensation on the sub dial. Possibly because I use my left eye for the viewfinder, I found the front-facing sub-dial much more comfortable than the rear-protruding main dial, but its a simple matter to switch the two - almost boundless customisation options are something for which Olympus established a reputation with the PEN series and the OM-D E-M5 continues in the same tradition. There are two programmable Fn buttons on the body, a third on the lens and two more on the optional Power Battery Holder and, though they dont all offer the same options, between them they provide the opportunity to have most of the important shooting functions at your fingertips. Among the available options are Multi-function (Highlight amp Shadow, white balance, magnify, aspect ratio), ISO sensitivity, white balance, exposure compensation, AEAF lock, movie record, AF target selection, sequential shooting and manual focus - and thats not even most of them. You can also effectively create two additional functions buttons by assigning the four-way controller to direct functions. In the default settings all four are used to position the AF area, but you can customise the right and bottom buttons to a variety of functions like ISO or drive mode. Even with these two customised though, pressing the left button still shows the AF area selection display, at which point all four buttons are temporarily dedicated to adjusting its position. While button functions are applied globally in all modes, dial function is mode specific, so if you want to you can, for example, assign exposure compensation to the main dial in Program auto, but to the sub-dial in all other exposure modes. All in all theres a huge array of control and customisation available. Menu navigation on the E-M5 is transformed from average to outstanding by the widely copied Super Control Panel (SCP). This is activated by pressing the OK button at the centre of the four-way controller and is toggled with the more conventional Live view menu using the Info button. Like everything on the OM-D E-M5 its customisable and most people will find it more convenient just to turn off the Live view option. The SCP displays all the main control settings in a grid and you can navigate through them using the main dial (or just tap the screen) and alter the selected option with the sub dial. Once again, Olympus claims to have pushed the speed boundaries of contrast detect AF announcing the OM-D E-M5 as having the worlds fastest AF system. Its certainly very fast, at least in single AF mode where theres very little if any perceptible delay between half pressing the shutter and the AF locking on, even when the lighting conditions are less than optimal. The default AF area mode has 35 areas in a 7x5 grid covering all but the edges of the frame. You can quickly select an individual area either by using the four-way controller or by tapping the screen. The screen can also be used to meter, focus and shoot in a single tap - process that happens virtually instantaneously even when the camera has to refocus from close to distant objects. With face detection enabled the camera will lock onto multiple faces in the frame and you can also set one of three eye priority AF modes - left, right and auto which selects the eye closest to the camera. All very useful and it works, though for the eye priority mode to work effectively the subject does need to be reasonably close and well lit. Set to continuous AF mode, the E-M5 will adjust its focus as the subject approaches or moves further away. Like other cameras with contrast-based AF systems this can prove a bigger challenge than those with phase-detect AF systems. A contrast-based system cant help but search back and forth a little when confirming focus, which means it may struggle to keep up with a subject in constant motion. In its favour, the E-M5 can certainly perform the confirmation process very quickly, and as a consequence can generally do a fair job at tracking. To put it to the test I photographed kids running towards and away from me using the Olympus 45mm f1.8 lens opened up to f1.8, where the E-M5 enjoyed a success rate of at least 70. As such its one of the better contrast-based cameras in this regard, but its still not as confident or consistent as a phase-detect AF system when it comes to tracking. As well As S-AF and C-AF modes theres a C-AF TR tracking mode which locks onto a subject and follows it around the frame. I dint have the opportunity to test this thoroughly but in good light it manages to keep a hold of moving object pretty well. Theres also S-AF MF which allows you manually fine tune once the AF has locked and finally Manual focus. With MF assist activated, or by assigning the magnify function to one of the Fn buttons, manual focusing is surprisingly easy, at least with the 12-50mm kit lens. Though in low light it isnt so straightforward and youre left wishing for something akin to the focus peaking of Sonys NEX models. Olympus OM-D E-M5 continuous shooting The OM-D E-M5 offers two sequential shooting modes, H and L at 9fps and 4.2 fps respectively. At the faster of the two speeds focus and exposure are locked on the first frame and the slower speed offers continuous AF The specifications say the buffer is capable of storing 20 RAW frames or 70 Large Normal JPEGs. To test the OM-D E-M5s sequential shooting I fitted it with a newly formatted Sandisk Extreme Pro UHS-1 Card. For these tests the release setting which turns image stabilisation off during sequential shooting in the default position was left unchanged, in other word the IS was disabled. First I set the image quality to Large Normal and fired a burst of images by holding down the shutter release. The OM-D E-M5 managed a burst of 19 shots before it stalled and the frame rate dropped to about 3fps. The frame rate for the first 19 shots was marginally under 9fps. Switching to Large Fine JPEGs the burst reduced to 16 shots, again a tad below 9fps. Changing again to RAW Large Fine JPEGs the burst again reduced to 14 shots at exactly 9fps. With the Sandisk UHS-1 card and RAW LF JPEGs, the buffer takes 21 seconds to empty, but you can continue to shoot shorter burst during that time - after waiting 10 seconds I was able to fire off a burst of seven RAW LF shots before the buffer filled again. Switch to Large Fine JPEG mode and the wait shortens considerably to nine seconds. Note that switching to a SandiskExtreme speed class 10 card didnt reduce the buffer write times, so although the OM-D E-M5 is compatible with UHS-1 cards they didnt result in a performance boost in my tests. At some point though, slower cards will begin to affect the write times, with a speed class 4 card the buffer write time for RAW LF JPEGs increases to 31 seconds. The OM-D E-M5s 16.1 Megapixel sensor is the same size as used in other Micro Four Thirds compact system cameras and Four Thirds system SLRs. Its smaller than the APS-C sensors common in DSLRs and results in a 2x reduction in the field of view compared with a full frame 35mm sensor. Theres been speculation that this sensor is the same as that used in the Panasonic Lumix DMC-G3 and GX1, but Olympus claims this is a new sensor and Gordons Raw noise tests comparing the EM-5 with the Lumix GX1 (which has the same sensor as the G3) would seem to back this up. The OM-D E-M5s files are saved as JPEGs at one of two compression settings, Fine and Normal. At the best quality fine setting image files are around 7 to 8MB in size. The OM-D E-M5s shutter speed range is 14000 to 60s plus Bulb to 30 minutes. The ISO sensitivity range is 200 to 25600 ISO. To see how the quality of the Olympus OM-D E-M5 measures-up in practice, take a look at my Olympus E-M5 quality and Olympus E-M5 noise results pages, browse my Olympus E-M5 sample images. or skip to the chase and head straight for my verdict. Scott Augustyniak Being an owner of the M13, I can attest to the fact that the Line 6 M5 is a great way to get all the same benefits with a smaller footprint. The M5 is a Swiss Army knife for your current pedal chain, allowing you to save multiple stompbox settings without reaching down to adjust pedals between songs. If you use and need a lot of effects, this is a great piece to add to your chain Daniel Fisher This is one of those pedals whos price makes you think, Why would I want to spend 199.99 on a single pedal This is because were used to pedals this small being good at one, maybe two, things. It might also do some other things marginally well. But the Line 6 M5 Stompbox Modeler is an authentic museum of every great effect ever modeled by Line 6. It IS the DL4 Delay Modeler, the DM4 Distortion Modeler, the FM4 Filter Modeler, MM4 Modulation Modeler, Echo Park, Verbzilla, LiquaFlange, Space Chorus, Otto Filter, etc. etc. etc. And all the controls have their own knob and you can read all the parameters at once Plus, its stupid easy to make any parameter move any amount, in any direction, just by moving a foot controller. Set a Min and Max for every parameter and when you move your pedal all of the assigned parameters will each move in their own amount and direction. You can then create incredibly complex sound changes with a simple sweep of your pedal. Pro-quality, stereo InsOuts means you can use this anywhere in you guitar, synth, vocal, or amp chain. External MIDI control allows you to change presets, switch FX onoff, simulate the expression pedal, and even sync the effects clock with your sequencer or MIDI controller. Plus, its got a tuner, a noise gate, and a choice of true hardwire bypass or the ability to have the effects trail off. The M5 is simply THE magic ingredient that will take your current sound over the top. that just happens to fit in your gig bag Customer Reviews Dylan Wells from September 14, 2016 Music Background: Live Sound Tech Instrument Player This Is AMAZING. I love this pedal Everything comes in this box It took me only 5 to 10 minutes to set it up and figure out how to save presets. The instructions were very helpful. Mixing and getting the tone you want is very easy to do. Most of the distortions are fine but I use this mostly for the other time based effects. This just blows me away Rick Falco from Georgia September 1, 2015 Music Background: Rock, Jam Band, Improv Amazing Sound Quality I just received my new Line 6 M5 pedal yesterday. I ran through all of the patches and Im simply amazed at the quality and amount of effects for the price. There are only a few patches that would probably never see any use. The majority will see a lot of use. I needed a swiss army do-all pedal for mods and filters. I am going guitarfuzz face mini joe bonamassacrybaby minitube screamer minifront of amp, then in the effects loop I have line 6 m5tc flashback miniditto looper. All going in and out of an Orange CR60C combo. This setup provides endless fun and insane tones. Could not be happier with the M5. Buy one, you will not regret it from May 15, 2015 For the price this thing is pure gold. With the expression pedal there is just so much sound to be made. I just wanted a second delay and tuner, but got so so much more. from NC March 14, 2015 Music Background: Weekend warrior Favorite pedal Ok so not every effect of the 100 plus effects are very usable in a typical band setting but the tuner works great, delays and reverbs are great and this eliminated the need for all those pedals you might only use for one song Im talking flanger phaser trem all that type of stuff. In fact other than the synths, dirt, and pitch stuff which is average everything else sounds great. I also found out a neat little trick with the m5. You dont even need a pedal board you can put it on top of your amp or inside your rack and control it with a tech 21 midi mouse and avoid having to carry a pedal board or spend money on isolated pedal power supplies. Frank Francois from Fenton MI March 7, 2015 Music Background: 45 year Hobbiest ARE YOU SERIOUS You get all these effects in one box for this price If you were to buy one of these effects and pay for a decent pedal, you would spend close too this much or more. Great sounding effects, built like a tank, you cant miss. Its true you can only use one effect at a time, just add other pedals to the chain if you need too. I didnt go wrong on this one and either will you. from tampa, fl June 5, 2014 Music Background: musician 30 yrs these sounds have been out forever. each are on separate 250 line 6 units since late 90s. of which i never bother to try. i did try the red kidney pod. but it had limited adjustment. have a few pedals this model has in it. all of which actually sound better or as good as what i own. no joke. if you can find 2 useful effects in this unit. it pays for its self. and you dont have to use them as they were ment ( ie. the tron. i use lightly on over driven tones. crazy thickness). the blue comp with treble on. try that with your marshall crunch channel, w a strat. speak hendrix. tape delay is smooth. all reverbs are nice. like i said. i own alot of what is on here. but it is what i do not own that makes this so worth the . tho you can not use more than one pedal at a time. there are several that have multi-effect running through them ( like - jet fuzz. reverb w new age backing and delays with trails. etc )just played it for 12 hours first 4 days i owned it. lot of entertainment for 130. recorded with it using vocals. tape delay. guitar ( blue comp, screamer,)bass w vet comp. all went perfect the 1st go. Tim Parnell from Torrance, CA, USA September 19, 2013 Music Background: Hobbyist, Guitar Player The M5 is the modeler Ive always wished for When I was a beginning player, I fell in love with multi-effects pedals, ones that allowed me to make all kinds of crazy sounds. But as my playing has improved, Ive been looking for a more dedicated type of multi-pedal, and the M5 is exactly what I wanted. It has tons of effects: distortions, modulation, reverbs, delays, etc. About everything you could want but the big difference is that you use only one model at a time. And the models are real cool some great ones, some not so great, some poor ones. But the good ones are very very good. My favorite of all is the Color Drive, a model of ColorSounds Overdriver (a 400 pedal), a great overdrive. I also like the model of the Chandler Tube Driver. Some of the other models I really like are: the Arbiter Fuzz Face, MXR Flanger, MXR Micro Amp, 63 Spring Reverb and the Boss CE-1 Chorus Ensemble. I dont use delays but my friend loves that the delays have a full 2 seconds of delay. When I bought the pedal, I figured if I found 5 pedals that I used regularly it would be a good buy (about 25 a pedal) but I got at least a dozen that I use, making this an excellent buy. Also, the quality of the models are much better than earlier generations of modelling effects. Though Ive complained about Line 6 in the past, they have a real winner in the M5. Bahram Mokhtare from Newcastle upon Tyne, England, Britain October 24, 2011 Music Background: Semi Pro Musician Line 6 M5 Stompbox Modeler is simply superb I have used various stompboxes and multi effect units over the years. Many of them put me off after the fad wore out as they degraded the sound quality of my guitars and amps. Best one i used previously was Boss ME8, but I had to do a lot of messing around such as removing fizzy unusable overdrives from presets and load them into user patches so I could put it through amps effects loop with no at once control on stage. Eventually I went back to only using the pure sound of guitars and amps. And then I discovered Line 6 M5. I liked the sounds and how they kept the integrity of my guitar and amps sounds. I checked the big M13 found it is great and versatile (can be wired through front and effects loop of amp at the same time) if you are a club band guitarist but too large for my use. Checked M9 found it is good if you go either in front of the amp or through effects loop but can not do both at the same time for appropriate effects. I finally settled with buying two M5 units same price as M9 and yes I can only have 2 effects at once but great usable flexibility. I put one with expression pedal attached through the front of the amp for ODs, MODs and other appropriate effects, and put the other M5 unit through the effects loop of the amp for Delays and Reverbs. WHAT A GREAT COMBO AND SOUND, Or I can put the two M5s into my Boss stereo Loop Station when I need to. Thank you Line 6 for assisting me find my own tone. Well done. Eric Van Wagner from Columbus, OH July 24, 2011 Music Background: Recording Engineer, Educator, Musicians Lots of power in a little box. This replaced 5 pedals on my pedal board. Its less noisy, more flexible, founds great, I dont have to worry about knobs getting bumped, and my pedal board weighs about half of what it was Best bang for your buck Ive seen. from Florida January 6, 2016 Music Background: Church Musician, Hobbyist Hard to beat For 129 you will not find a more versatile, better sounding unit than this. I already own an M13 and love it, but I wanted an M5 for a smaller pedalboard. This thing is so fantastic that I plan on getting a second one in the future. Davis Dodds from Arlington, TX September 10, 2015 I use this pedal at the end of my board for delay and reverb (when Im playing PW at church) and occasionally as a boostcompfuzzwhatever in the studio. This definitely makes you wonder why you would want to spend 200-300 on individual pedals. The only complaint would be the oddball onoff and tap switches, the get the job done, but seem a little cheap at times. Aside from that, great modeler Some of the drives are surprisingly realistic, and, for this price, you cant go wrong Nathan Butler from Goshen, IN May 23, 2015 Music Background: Drummer, MixingMastering Engineer, GuitaristSongwriter A real Swiss Army Knife effects pedal I bought the first Line 6 M13 a few months after they hit the market, and loved it. Recently though, Ive been wanting to commit to a handful of pedals - but there are a couple things the M series pedals do so well that I just cant get away from it The perfect solution for me was to grab an M5 - so many of the same great features, just in a smaller footprint, and it can even be powered by the same supply as my other 9v pedals The only negative I have, is that you have to hold both buttons to change scenes, thats a wee bit of a challenge at certain moments. from R. I. September 17, 2014 Music Background: HOBbyist - and then some more. line 6 m5 stompbox At first i thought it was ok,-- and then when i seen how you could tweak the effects, WOW. What a difference. for the price how can you go wrong. I use it for rock and blues,- 60s and 70s. it works out good with the tweaking, (clean) and dirty. I would recommend this m-5 to anybody. It fit my budget and I went for it. I am not sorry one bit. thanks Tyler B. Thanks to you I bought the M-5, and saved on a lot of extra pedals BUY it and see for your self. I use it through my Tascam DP-32 for more effects. ROY from January 27, 2013 Line 6 M5 Stompbox Modeler As a lucky owner of a Pod HD500 i was a little restricted by its DSP limits so i bought two of these, and since they have midi i dont have to do a stepdance everytime i change a preset on my Pod, but most important is the sound of the effects, they blend in with the guitartone in a very pleasant way and make the sound rich and full, very very good. Chris Pickenpaugh from Southern California July 6, 2012 A good jack-of-all-trades pedal Its well-worth the price for its delays and modulations, all of which are easily adjustable and sound great. The small exposed knobs may make it less-than-roadworthy for some live players, but, as another reviewer wrote, this pedals flexibility makes it like a Swiss army knife effect box in the studio. Bonus: its tuner is quite useful and easy to implement. Matthew W Seniff from Normal, IL February 29, 2012 Music Background: semi-Pro musician One pedal to rule them all This is a very well designed pedal, one thing I really like is that if the power goes of the pedal defaults to pass your signal thru (it would let you finish the tune if the bass player blunders onto its power supply). This pedal has all the sounds I wanted from the Line 6 DL-4 and the other pedals in the series. The sound is good and it does a great job of emulating the Echoplex and Space Echo including the UFO sounds. I would recommend to anyone looking to fill their arsenal with some Line6 sounds. It only does on FX at a time but it does them well. from July 21, 2016 Great swiss army knife pedal The M5 is a perfect demonstration of the phrase, jack of all trades, master of none. While there are much better individual effects available, the strength of the M5 is in its ability to do a respectable job at covering a large amount of ground in a reasonably compact format. I purchased the M5 to cover modulation effects and a few other special tasks on a small pedalboard system that I use as a B rig. It achieves this function well enough. I do notice some tone loss with the M5 AD conversion. I recommend setting the global configuration for true bypass as opposed to DSP bypass which leaves the AD active even when effects are off. If using delays, this means youll lose trails when disengaging the effect, but I feel that is preferable to having tone compromised at all times - especially since I only use the M5 effects a small fraction of the time. Banking through effects could be a little more convenient, but it is passable. Though I prefer analog delays, the M5 delays are useful given the tap tempo is something not found on the analog versions I am currently using. I was initially disappointed as many of the M5 delays resulted in a very noticeable loss of low to low-mid frequency content. However for several models, Line 6 has included a DRY THRU option that preserves the dry tone much more accurately. I would say the distortions and overdrives are completely unusable though this is not my intended application for the M5, so they are of no concern to me. Build quality seems acceptable. Well see how it holds up after a year of abuse, but I get the impression that it will last if taken care of. The enclosure is metal and switches look decent. The display is easy enough to read indoors though Ive not tried it on an outdoor gig in the sunlight yet. If using a Voodoo Labs supply, youll probably want to use a current doubler. Supply current requirement 500mA and though it might function at less, dont expect it to do so reliably. For the price of an individual pedal, its going to be tough to beat. My expectations were realistic, and Im impressed. from July 13, 2016 A great deal If you like Line 6 effects, this is a great deal. Even if you just use it for a delay pedal, how many delay pedals with a tap tempo switch let alone presets is this cheap I The switches are great. Pedal is rock solid and dependable. Depending on how you use it, this can be used to cover a lot of things you dont want to dedicate an entire pedal to, even a built in tuner. The negative: It can only be used in one location at one time. Thus while you can use it for anything you want, from drives, modulations, pitch, synth, delays, if you have it on your pedalboard, its not like you can move it to the ideal placement amongst your other effect pedals between songs. I think it excels just after your overdrives. Then you could use still use it as an extra overdrive, modulation, or even a delay and reverb as that would be a good placement. I use it exclusively for autoswell, as it is better than my slow gear clone for that. The display is hard to see, making changing presets a little bit of a challenge between songs. However, if theres one Line 6 effect that you love this is a great way to integrate it to your pedal board. I moved on from a Pod HD a few years back, and I like that I can still integrate some of the effects and if I even need a certain effect for a song, I can dial it in and use it for that purpose at a gig. Jack Loganbill from Chicago, IL February 22, 2016 Music Background: Insane Hobbyist Impressive Build and Sound Quality First of all, I purchased this device sight and sound unseen. I was amazed at the high quality construction, the enclosure is a beast and the two foot switches are very high quality. The six control knobs are relatively tiny and not quite as beefy, thankfully a steel chrome bar is provided to protect them from the toe of your shoeboot. The display is fine, and the mechanism they use to run through the five sets of effects (Delay, Modulation, Distortion, Filter, and Reverb) is quick and intuitive. The color coding is a nice touch. With that said, you probably wont be using the knobs or display live. best to create a few presets for live performance. Regarding sound, the Delays, Modulation, and Reverb all sound very good to great. The Delay with Modulation is killer, the sheer amount of variety offered in each section (Delays, Mods, Verbs) is incredible. The distortions for the most part are good, though a few are a bit thin sounding. The tube driver, Screamer, Line 6 Drive, and Line 6 Distortion are my favorties. The Filter section, well, I am not a fan of most filter effects I just dont have a use for them. A few might be useful for effects in the background of a multi-track recording, etc. The ability to store and recall presets is a great feature. Of course, you are limited to one effect at a time. Given the smallish display and control knobs, presets are the way to go for live performance. Also, the MIDI feature, which I have not used, is incredible for live performers. I bought into the Digitech iStomp system, and they work and sound well and have a small foot print. The M5 is much larger, but the M5 is a better system in my opinion as the effects are built in, no need to download them from another device, and I like having a visual display of the knob settings and what the knobs actually do The only real negative. I would need four or five of these M5s to completely happy. One for distortion, two for modulation, one for reverb, and one for delays. Oh well from Missouri August 11, 2015 Music Background: 45 year player Downsizing I have a M9 on another pedalboard. I have decided to put together another smaller board and this M5 will allow me to have all of the modulation effects and the other effects (such as Particle Verb) that I only occasionally use in a much smaller package. I dont care for the overdrive effects though. from Nashville December 23, 2011 Music Background: 20 yrs. giutarted Totally worth the money. lots of useful effects. i was in the market for an analog delay. this was just a little bit more than the single stomp boxes i was looking at. All the delays on this unit are great. as well as the phasers, and reverbs. I don, t use the drives much but they are good. i give it a 4 outa 5 for useability. you have to use your hands all the time to operate this box. no big deal as it is really for customizing single sounds. The unit is more solid than i thought it would be. all i run now is an Ibanez weeping daemon wah, MXR compressor. and line 6 M5 in the effects loop. endless possibilities. from NJ, USA April 27, 2011 Music Background: Worship Leader Far Superior, than expected I purchased this item to replace a faulty line 6 dl4. I figured I could mainly use it to replace the delay unit, since I was already accustomed to all the delay patches it carried. I am impressed with its functionality and ease of use. You can save 24 presets, as opposed to the 3-4 other stompbox modelers offer. Any changes you make to the presets are automatically saved, like if you were tweaking an individual pedal. This M5 also offers better delay to specific note values, something that was always troublesome with the older dl4. It offers the dotted 8th delay This is a great addition to any player looking to add some creativity to their tone. Functional and enjoyable, the m5 is a powerful pedal. Robert Coleman from Northern California March 8, 2012 Music Background: Semi-pro nusician A Great-Sounding Pedal For One Preset Per Song The M5 pedal offers a truckload of effects in a compact floor unit. The effects are virtually identical to Line 6s individual specialized pedals such as the renowned DL4 delay pedal. The sound is clean, noise is low, and the pedal is very well made. The pedal also features a couple of presets such as the spacey Particleverb that are not included in the individual units. You do give up versatility and control by cramming so much into one unit, however. The display is relatively small and hard to identify which preset you are using when standing over it. The effects are color coded by effect type (delay, distortion, filter, reverb) but you can easily miss the preset you were shooting for if you are in a hurry. Also, it takes various combinations of the two switches to load and move through presets. Again, if you are in a hurry or trying to switch effects in the middle of a song you could run into problems. If you need to hop around presets quickly or are a bit clumsy with your feet, youd be better off with the individual pedals where you have more immediate control. The M5, however, is incredible for having one high-quality effect loaded for a song and is easy enough to change to a different effect between songs.
Comments
Post a Comment